Ópera de Arame e Jardim Botânico são os mais visitados pela linha turismo

Uma pesquisa feita com passageiros da Linha Turismo mostra que as paradas mais visitadas em 2017 foram os clássicos atrativos turísticos de Curitiba. Jardim Botânico e Ópera de Arame ficaram no topo da lista, junto com o Museu Oscar Niemeyer e o Parque Tanguá. A pesquisa foi feita pelo Instituto Municipal de Turismo no ano passado, nos períodos de alta e baixa temporada. Cartão-postal da capital do Paraná, o Jardim Botânico foi a parada mais visitada pelos entrevistados, com 16,8% do total.  A Ópera de Arame foi a segunda parada mais visitada pelos entrevistados, com 12,3% do total.

Para a coordenadora da pesquisa, Carla Männich, os atrativos tradicionais se destacaram porque as pessoas costumam buscar referências antes da viagem. “As indicações de amigos e parentes, assim como as buscas na internet, fazem com que os atrativos mais conhecidos continuem a ser os mais procurados”, explicou.

A Praça Tiradentes aparece em terceiro lugar na pesquisa. Carla lembra que a praça é ponto referência de embarque na Linha, além de estar próxima de grande parte da rede hoteleira da cidade. “Outro diferencial da Praça Tiradentes é que faz parte do setor histórico, uma área que as pessoas costumam visitar a pé”, disse.

A última pesquisa feita com passageiros da Linha Turismo foi em 2014. Já a última pesquisa de demanda – que reflete o cotidiano turístico da cidade – foi feita em 2012. A retomada das pesquisas é uma das ações prioritárias do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e muito importante para definição de estratégias. Em 2017, a Linha Turismo teve 578.433 embarques.

FOTO – DANIEL CASTELLANO/SMCS

error: Content is protected !!