Guarda Municipal da capital passa por curso de aperfeiçoamento

A Guarda Municipal deu início ao seu curso anual de qualificação profissional. Durante esta semana, a primeira turma do ano – composta por 58 profissionais que integram a corporação – está participando de diversas aulas, cujo conteúdo é voltado para as atividades cotidianas dos guardas.

“Esta capacitação proporciona aos servidores da Guarda Municipal instruções práticas para atualização de diversos protocolos relacionados às atribuições que eles desempenham”, explicou o diretor-geral da instituição, Odgar Nunes Cardoso. “Todos os instrutores são da carreira da Guarda Municipal. Isso contribui para um melhor preparo e atendimento de qualidade ao cidadão, nas mais variadas ocorrências”, completou Cardoso.

Entre os módulos da atualização estão técnicas de abordagem policial, patrulhamento comunitário, prática de tiro, legislação, direção defensiva, condução tática e sistema de comando de incidentes. Esta última ministrada por guardas que integram a Defesa Civil Municipal.

“Pelo decreto federal 5.123/2004, os guardas municipais devem ser submetidos a estágio de qualificação profissional por, no mínimo, 80 horas ao ano”, salientou o diretor-geral da corporação.

Ao longo do ano, todo o efetivo da Guarda de Curitiba passará pela capacitação. “Inicialmente, planejamos 19 turmas para atender todos os servidores”, definiu Cardoso.

FOTO – CESAR BRUSTOLIN/SMCS

error: Content is protected !!