Mãe Curitibana vai aumentar capacidade de exames como novo ultrassom

O Centro de Especialidades da Unidade de Saúde Mãe Curitibana recebeu, na última terça-feira (30), um equipamento de ultrassom, cedido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). O aparelho vai ampliar a qualidade dos exames realizados em Curitiba. O equipamento, avaliado em R$ 278 mil, tem capacidade para realizar exames de diversas especialidades, além da ultrassonografia obstétrica, a ultrassonografia mamária, o ecocardiograma fetal e o ecocardiograma transtorácico, atualmente ofertados no Mãe Curitibana.

“Esse lugar é uma casa de apoio à vinda ao mundo de curitibinhas saudáveis. Este novo aparelho de ultrassom é um equipamento de alta qualidade e será muito bem utilizado para promover nascimentos sadios”, destacou o prefeito Rafael Greca.

A qualidade da imagem – em 3D e 4D – é outro destaque do novo equipamento. Atualmente, a unidade Mãe Curitibana realiza, em média, 1,1 mil ultrassonografias por mês. Com o novo equipamento, um Aplio 300 da Toshiba, a unidade terá quatro aparelhos de ultrassom para a realização dos exames no local.

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, lembrou que o equipamento realiza exames importantes como ecografia fetal e ecocardiograma com grande precisão, com tecnologia “do tamanho da competência e credibilidade de Curitiba”.

A unidade atende à demanda das 111 Unidades de Saúde de Curitiba para a realização de ultrassonografias do Programa Mãe Curitibana Vale a Vida, que tem entre seus propósitos a melhoria da qualidade do pré-natal e assegura às grávidas um exame ultrassom até a 24ª semana de gestação, para verificar a idade gestacional e fazer a avaliação do crescimento e bem-estar fetal.

FOTO – VALDECIR GALOR/SMCS

error: Content is protected !!