Resultados do Programa Linhas do Conhecimento foram apresentados em exposição

A vivência dos professores de escolas e centros municipais de educação infantil que participaram com as crianças e adolescentes do programa Linhas do Conhecimento ao longo de 2017 tomou conta do salão de atos do Parque Barigui na última terça-feira (12/12). Equipes das unidades apresentaram o resultado do trabalho do Linhas e cada uma das dez regionais apresentou uma experiência de aprendizagem. Com o programa Linhas do Conhecimento, os professores utilizam os espaços da cidade para abordar os temas do currículo.

O prefeito Rafael Greca, idealizador do programa, esteve com os professores reunidos no I Fórum e I Seminário do programa e falou da sua alegria pelos resultados. “Queremos que o Linhas se consolide como programa pedagógico cultural de Curitiba. Que não exista limites para a informação das nossas crianças. Que nenhuma música seja estranha aos ouvidos dos curitibinhas”, disse o prefeito. “Quanto mais a cidade for vista como grande livro aberto, mais ampla vai ser a educação”, completou.

Antes de percorrer a exposição que reúne cerca de 30 trabalhos desenvolvidos a partir das experiências proporcionadas pelo programa, o prefeito conheceu um grupo de crianças do 5º ano da Escola Municipal Papa João XXIII que participam do jornal eletrônico Extra, Extra!. Eles estavam acompanhados da professora Patrícia Macedo.

Os jornalistas mirins relataram as experiências que os colegas da escola, incluindo os que estudam na educação de jovens e adultos, tiveram ao participarem das aulas do Linhas do Conhecimento, como a Trilha do Poty, a Gibiteca, a Sala de Leitura do Portão, o Jardim Botânico, o Teatro Guaíra, o Zoológico. O prefeito ficou admirado com a desenvoltura e capacidade de expressão das crianças.

Experiências
A exposição do Linhas do Conhecimento reúne desenhos, fotos, brinquedos, maquetes, miniaturas que expressam o que elas aprenderam e descobriram nas aulas de campo (mais afastadas da escola) e nas de rota (próximas às unidades). O programa Linhas do Conhecimento envolve diversas áreas da Prefeitura, entre elas, a Assessoria de Relações Internacionais, a Secretaria do Meio Ambiente, a Fundação Cultural de Curitiba, a Secretaria da Defesa Social, além de outras instituições, como a UFPR, o Museu Oscar Niemeyer, a Sanepar, a Volvo Ambiental, o Sebrae, o Sesc.

FOTO – LUIZ COSTA/SMCS

error: Content is protected !!