Número de vagas em cursos profissionalizantes dobra

O programa Liceus de Ofícios da Prefeitura, que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional, dobrou o número de vagas ofertadas para a população. Em 2017, o programa ofereceu 12.038 vagas em 189 cursos, enquanto que em 2016, a população contou com 5.870 vagas em 11 opções de capacitações. Se comparado com 2015, o aumento foi de mais de dez vezes (1.214%), já que naquele ano o programa ofereceu apenas 916 vagas em sete cursos.

Os cursos atendem várias áreas técnicas e também comportamentais e foram ofertados por meio de contratos próprios ou parcerias com empresas e institutos, entre eles o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR), Senai, Sesc, Electrolux, Jumper e Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Entre as opções ofertadas na área técnica estão mecânica básica, informática básica, montagem e manutenção de computadores, auxiliar de confecção, auxiliar administrativo e auxiliar de elétrica predial.

Na área comportamental foram 72 cursos desenvolvidos em conjunto com o CIEE, como de oratória, qualidade no atendimento ao público, marketing pessoal, empreendedorismo e eficiência profissional. Mais de 1.200 pessoas participaram das capacitações comportamentais.

Uma das novidades implantadas em 2017 foi a promoção de cursos em outros espaços, além dos Liceus de Ofícios, como Ruas da Cidadania, Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros Especializados de Atendimento à População de Rua (Centros POP), estes últimos são unidades que compõem a rede da assistência social do município.

A projeção é que em 2018 o programa Liceus de Ofícios oferte aproximadamente 20 mil vagas de cursos gratuitos em todas das regionais. O programa foi criado pelo prefeito Rafael Greca, em sua primeira gestão à frente da Prefeitura de Curitiba. Seu objetivo é melhorar as condições de acesso ao mundo do trabalho, de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social.

FOTO – Ricardo Marajó

error: Content is protected !!