Espaços da Fundação Cultural recebem exposições da Bienal de Curitiba

Com a inauguração da Bienal de Curitiba 2017, novas exposições estarão abertas ao público a partir de domingo (1/10), nos espaços da Fundação Cultural de Curitiba. O fim de semana terá também, no sábado (30), às 12h, a inauguração da estátua do filósofo Confúcio, doada pelo governo chinês, no Centro Cívico.

O Museu Municipal de Arte – MuMA, o Museu da Fotografia, o Museu da Gravura e o Memorial de Curitiba fazem parte do circuito da Bienal, um dos maiores eventos de arte contemporânea da América do Sul, com expectativa de receber 1 milhão de visitantes, em mais de cem espaços da cidade.

No Museu da Fotografia, a mostra Além da Fotografia, com curadoria de Tício Escobar, traz obras de Rodrigo Petrella e Banhi-re Kayapó. No mesmo museu, Carolina Loch, prêmio jovem curadora da Bienal, apresenta quatro trabalhos das norte-americanas Guerrilla Girls. E no Museu da Gravura, está parte das obras do Circuito Universitário da Bienal de Curitiba – Cubic, com curadoria de Stephen Dan Batista.

No Memorial de Curitiba, onde se realiza a exposição sobre a chinesa de Hangzhou, cidade-irmã de Curitiba, também poderão ser visitadas duas mostras. A primeira, com curadoria de Massimo Scaringella, tem o título Antítese Imagens Síntese. A segunda, com curadoria de Royce Smith e Dannys Montes de Oca, reúne obras de artistas de diferentes países, é intitulada Porque o Mundo Nunca Deve Perder o seu Afeto e se espalha pelo Memorial e pelo Museu Paranaense.

No MuMa, com curadoria de Zhang Zikang, a mostra reúne o que de mais novo se produz nas várias regiões da China, tão distantes e diferentes entre si. De aquarelas e óleo sobre tela a instalações e esculturas, as obras revelam uma sociedade cada vez mais aberta à globalização e ainda fortemente vinculada à tradição cultural. Também no MuMa está parte da exposição do Cubic, com curadoria de Stephen Dan Batista.

A exposição Imagem em Profusão: Intersecções da Colagem Expandida, do Clube da Colagem, também faz parte da programação do MuMa.

FOTO – Artista Eron Zeni

error: Content is protected !!