Coreanos buscam referências para o transporte em Curitiba

Autoridades municipais da área do transporte da cidade de Changwon, na Coreia do Sul, fizeram uma visita técnica a Curitiba para conhecer o funcionamento da Rede Integrada de Transporte (RIT).

“Nossa cidade está crescendo e temos interesse no modelo de descentralização de terminais para aplicar em conjunto com a expansão”, disse o representante da empresa de transporte da cidade coreana (Transportation Policy Division), Cho Yeong Ill, durante visita ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) orientada por Rosane Amélia Popp, da Assessoria de Relações Externas do Instituto.

Capital da província de Gyeongsang do Sul, no sudeste sul-coreano, Changwon é considerada pioneira no planejamento urbano do país. A cidade tem 1.07 milhão de habitantes (dados de 2015) dispostos em uma área de 747.12 km², às margens da baía de Masan.

O especialista em transporte da cidade sul-coreana destacou que outro ponto convergente do interesse de Changwon no planejamento curitibano é o fato de que, de dez anos para cá, muitos técnicos daquele país têm visitado Curitiba atrás de informações sobre o BRT, as estações-tubo e os eixos estruturais. “Queremos implantar canaletas exclusivas para ônibus e viemos estudar custos, entre outras variáveis”, explicou Ill. Desde 2013 até a segunda semana de 2018, 15 missões de cidades sul-coreanas visitaram o Ippuc trazendo um contingente de 97 técnicos das mais variadas áreas. Entre os pontos de interesse estiveram o transporte, habitação e educação ambiental.

Sustentabilidade
Changwon teve como referência para o seu planejamento a cidade australiana de Camberra, num processo que teve início em 1974, quando passou a se desenvolver como um centro industrial e residencial (Base de Desenvolvimento Industrial nº 92).

Bem estruturada e organizada, a cidade sul-coreana conta com muitos parques e tem como destaque o projeto público de compartilhamento de bicicletas chamado Nubija (Nearby Useful Bike, Interesting Joyful Attraction), implantado em 2008.

Foto – Divulgação

error: Content is protected !!