Penitenciárias do Paraná aderem à campanha do Agosto Azul

Penitenciárias de todo o Estado participam neste mês da campanha Agosto Azul, que promove ações voltadas à saúde do homem. Hoje, cerca de 19 mil presos do estão custodiados no sistema prisional do Paraná. A ação é organizada pela Secretaria Estadual da Saúde em parceria com o Departamento Penitenciário.
Em 2017, o tema do Agosto Azul é Pai, seja presente!, que incentiva a paternidade responsável. A campanha lembra aos homens sobre as mudanças que a paternidade traz e sugere atitudes que devem fazer parte da rotina de um pai responsável. Instituída no Paraná em 2012 pela Lei nº 17.099, a campanha é realizada anualmente e foi lançada na semana passada no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

Diversas atividades estão programadas durante o mês em todo o sistema prisional paranaense. A primeira foi uma palestra na Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão (PCE-UP), em Piraquara, Região de Metropolitana de Curitiba. Por meio de um bate-papo, profissionais da área da saúde esclareceram dúvidas dos detentos sobre higiene, cuidados com o corpo, sexualidade, prevenção de doenças e paternidade, entre outros. a próxima semana, a Colônia Penal Agroindustrial (CPAI) recebe uma palestra nos dias 16 e 17. Um mutirão de testes rápidos de Sífilis, Hepatites B e C, HIV e Tuberculose será realizado na Penitenciária Central do Estado – Unidade de Segurança (PCE-US). Estão programadas ainda ações no Interior do Estado.

FOTO – Osvaldo Ribeiro/SESP

error: Content is protected !!