Batalhão da Polícia Ambiental completa 60 anos com homenagens

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) comemorou, nesta quarta-feira (12), 60 anos de atuação no Paraná com uma cerimônia no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O evento foi acompanhado pelo Governador do Paraná, Beto Richa, e de diversas autoridades públicas e privadas. Foram entregues as medalhas de Mérito Ambiental e a moeda comemorativa do aniversário, homenageando os militares estaduais e profissionais civis que atuam pela defesa da preservação da natureza do Estado.

Richa enfatizou a atuação do Batalhão para a preservação do meio ambiente. “Temos do dever de mudar o nosso comportamento para entregarmos o mundo às futuras gerações ao menos igual àquele que recebemos. O Batalhão Ambiental é essencial para despertar essa conscientização, colocando em prática a política comunitária adotada pela Polícia Militar”, disse. Em 60 anos de atuação pela manutenção dos recursos naturais do Paraná, o BPMA evoluiu e aperfeiçoou seu efetivo para a fiscalização das leis ambientais em todo o estado. A integração com outros órgãos, como a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Ministério Público, também auxilia no trabalho de prevenção.

O Batalhão é formado por cinco companhias, com 31 bases de atendimento à comunidade e conta com o grupo especializado da Ronda Ostensivas Tático Móvel Ambiental (Rotam).  Além de executar ações pontuais de prevenção e controle aos crimes contra o meio ambiente, desenvolve campanhas e ações ambientais periódicas em parceria com a comunidade.

“O Batalhão representa um compromisso com os nossos principais biomas e com o nosso futuro. Como o Paraná é um Estado com fauna e flora diferenciados, a relevância desta unidade é muito grande e, graças ao apoio integral da comunidade, a atuação nunca parou de crescer”, declarou o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato.

Força Verde Mirim
Além dos 60 anos do Batalhão, a cerimônia foi marcada pela celebração dos 10 anos do projeto Força Verde Mirim, que atende crianças e adolescentes de comunidades carentes, para despertar a responsabilidade com o meio ambiente. O projeto iniciou em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, e desde a sua criação já formou cerca de dois mil alunos em todo o Estado.

Foto – AEN

error: Content is protected !!