Reunião do Conselho Municipal de Saúde aconteceu na Câmara de Vereadores

Representantes das Secretarias de Saúde e Fazenda participaram, na última semana, da 10ª Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Colombo. A iniciativa aconteceu na Câmara de Vereadores do município e teve como objetivo esclarecer questões voltadas aos recursos destinados ao VIGIASUS e o novo Protocolo de Classificação de Risco que será implantado no Pronto-Atendimento Maracanã. Além do convênio 003/2015 firmado entre Prefeitura Municipal de Colombo e Irmandade da Santa Casa da Misericórdia Nossa Senhora do Rosário Colombo.

Técnicos da saúde explanaram sobre o primeiro assunto que entrou em pauta durante a reunião – à apresentação e aprovação dos recursos do VIGIASUS que são destinados às ações e fortalecimento da Vigilância em Saúde e também a Planilha da Aplicação dos Recursos do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde.

Durante o encontro, também foi apresentado o Protocolo de Classificação de Risco, proposto pelo Ministério da Saúde – que será implantado no Pronto-Atendimento do Maracanã (PA) – a partir do dia 1º de dezembro. De acordo com a diretora administrativa da Secretaria de Saúde, Nice Lara, que na ocasião, representou o Secretário de Saúde, Darci Martins Braga – o novo serviço proporcionará um atendimento qualificado e especializado aos pacientes, além de reduzir as filas de espera.

Santa Casa
A comissão fiscalizadora dos assuntos relacionados à saúde também colocou em pauta as irregularidades encontradas no convênio 003/2015 firmado entre Prefeitura Municipal de Colombo e Irmandade da Santa Casa da Misericórdia Nossa Senhora do Rosário Colombo.

Na reunião os técnicos das secretarias de Saúde e Fazenda, apontaram alguns itens que não foram acordados entre as entidades, como por exemplo, despesas com consultoria, tarifa bancária e despesa com capital – ocasionando desvio de finalidade. Também foi constatada a retirada de valores da conta do convênio, não ficando comprovada sua execução. Os questionamentos dos conselheiros em relação à suspenção do contrato também foram esclarecidos.

Melhorias
O PA Maracanã vem recebendo diversas melhorias, entre elas uma pintura nova e poltronas que serão destinadas aos pacientes que estão em observação, recebendo medicações rápidas e também para os acompanhantes. Lembrando que são realizados 300 atendimentos – ao dia – no Pronto-Atendimento.

Foto – Marcio Fausto/ PMC

error: Content is protected !!