PM e COMEC realizam ação em combate ao transporte clandestino na Capital

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), juntamente com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e a URBS, desenvolveu uma operação para inibir casos de transporte clandestino de pessoas em pontos estratégicos do Centro de Curitiba na tarde da última quinta-feira (17). Ao todo oito automóveis e 30 pessoas foram abordados durante a operação, além de quatro notificações lavradas.

“Os trabalhos foram desenvolvidos nos locais com maior incidência desse tipo de delito. Para tanto estamos aplicando equipes do Serviço Velado para identificar os suspeitos e integrantes fardados para proceder a abordagem”, disse o Comandante do BPTran, tenente-coronel Valterlei Mattos de Souza.

De acordo com o Chefe de Planejamento do BPTran, capitão Omar Bail, os militares estaduais verificaram questões como licenciamento, certificação para condução de veículo e requisitos de segurança exigidos por lei. Já as equipes dos órgãos de trânsito da Prefeitura atuaram no tocante ao transporte clandestino de pessoas e outras demandas da esfera municipal.

Parceiros
A operação faz parte dos esforços conjuntos da Polícia Militar, COMEC e Urbs se uniram em um comitê após uma reunião realizada recentemente para buscar melhorias na segurança do transporte público da Capital e da Região Metropolitana. Outras ações preventivas devem ser feitas pontualmente para inibir o cometimento de crimes.

As equipes se reuniram no pátio da Urbs por volta de 16 horas e, após um briefing sobre a operação, seguiram até os bairros Alto da Glória, Centro, Centro Cívico e Alto da XV, os quais apresentaram maior incidência de casos. As atividades iniciaram-se às 17 horas e prolongaram até a noite.

Durante as abordagens, foram flagrados veículos com as características originais adulteradas, sem acessórios de segurança, falhas na iluminação, exigidos pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Os condutores foram multados pelos militares estaduais.

Foto – Arquivo/PMPR

error: Content is protected !!