Censo Agropecuário 2017 do IBGE acontece no município

Entre os meses de outubro de 2017 e fevereiro de 2018, o município de Colombo recebe recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) para a produção do Censo Agropecuário 2017.

O censo levará dados sobre as estruturas, produção e dinâmicas dos estabelecimentos agropecuários do país. Em Colombo, as pesquisas serão realizadas por três recenseadores: Karina Sousa de Almeida, Jéssica Scheleder e José Maria de Jesus Costa Cordeiro, podendo ser deslocados ao local outros profissionais da região.

“É no censo que se podem identificar fatores demográficos capazes de classificar as populações e direcionar ações de desenvolvimento e apoio aos moradores como infraestrutura, saúde e educação. Além dos projetos a serem desenvolvidos especificamente na agropecuária”, disse o secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo

Todas as informações obtidas durante a pesquisa são utilizadas exclusivamente para a produção de estatísticas sendo confidenciais, mantendo o anonimato do estabelecimento mesmo após a divulgação dos resultados.

Segurança
Todos os recenseadores do IBGE estarão devidamente identificados com acessórios exclusivos que incluem colete, boné. Crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) – um smartphone que armazena as informações colhidas no campo e transmite para a rede de computadores do IBGE.

Outra forma de identificação dos profissionais está no crachá, que possui a foto do recenseador, além do número de telefone (0800-721-8181) e um Qrcode, para que possa ser feita a identificação e confirmação dos dados por meio do IBGE.

Coleta de dados
O questionário elaborado pelos profissionais do IBGE traz perguntas sobre a área do estabelecimento, número de pessoas ocupadas, emprego de irrigação e uso de agrotóxicos, dentre outros temas.

Os dados levantados, além de proporcionar um melhor conhecimento sobre a produção do município, ajudam em decisões quanto a investimentos públicos e privados, podendo ainda influenciar na formulação e avaliação de políticas públicas, estudos acadêmicos e projetos de instituições de pesquisa.

Foto – Divulgação/PMC

error: Content is protected !!