Beti Pavin se reúne com presidente da Sanepar e começa a encaminhar novo contrato

 Nesta terça-feira (16), a Prefeita Beti Pavin esteve em Curitiba, na Sede da Sanepar, para começar a tratar do novo contrato do Município com a empresa paranaense para os próximos anos. Ela esteve acompanhada do Secretário de Meio Ambiente, Evando Luis Busato, e dos vereadores que compõem a Câmara Municipal de Colombo. A expectativa é que novidades sejam anunciadas ainda neste ano. O Presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, também participou do encontro.

A reunião representa o primeiro passa dado pela Prefeitura e a empresa estadual em busca de uma solução para as questões de saneamento do município. O cronograma do contrato passado acabou não sendo cumprido pela Sanepar e a instituição de um novo acordo já era um desejo antigo da gestão colombense. Ainda que o novo contrato precise ser aprovado pelo conselho administrativo da empresa, pela câmera dos vereadores e pela prefeitura local, a expectativa é que o acordo já esteja valendo a partir de fevereiro deste ano.

“Viemos aqui hoje com o espírito aberto para chegarmos a um entendimento e construirmos a melhor proposta para a população de Colombo, que terá a garantia de que os serviços de saneamento se expandam e que a qualidade seja mantida”, disse Chaowiche.

Também Presente ao encontro, o Secretario Evandro Luiz Busato explicou a importância da reunião. “Esse contrato vem sendo negociado há pelo menos 4 anos e vai representar um grande avanço para o nosso município, principalmente no que diz respeito a ampliação da rede coletora de esgoto e a manutenção da rede de distribuição de água. O contrato também prevê a construção do Parque Linear do Palmital, além da limpeza do rio que engloba esta região, beneficiando a população. Cada real gasto em saneamento básico representa três reais economizados na questão da saúde pública”, explicou. Em relação as possíveis datas e prazos para o início e conclusão dos novos projetos, Evandro se mostrou otimista. “Nós queremos licitar ainda neste primeiro semestre o parque, fechando o contrato nos próximos 45 a 60 dias”, concluiu o secretário.

DETALHES
O Contrato de Programa é um documento que estabelece metas progressivas, preservando a qualidade dos serviços e visando a universalização do saneamento, conforme o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de cada município. Se aprovado, o contrato entre Sanepar e Prefeitura de Colombo, já vencido em 2015, será válido por mais 30 anos.

Atualmente, a Sanepar está investindo em Colombo cerca de R$ 7 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário, com a implantação de mais 34 quilômetros de rede coletora e a liberação de mais 1.130 ligações de esgoto. Além disso, nos últimos cinco anos, entre 2013 e 2017, a Sanepar investiu no município mais de R$ 55 milhões.

Na manhã desta quarta-feira (17), um representante da empresa esteve presente na câmara de vereadores e na prefeitura para apresentar os detalhes do acordo e recolher as assinaturas dos representantes colombenses. O novo documento será levado para a comissão administrativa da Sanepar que, ao que tudo indica, deve aprová-lo nos próximos dias. 

FOTOS – Marcos Garcia

 

 

error: Content is protected !!