Nesta quinta-feira (09), aconteceu o Dia de Ação Contra a Dengue, na região do Monte Castelo. A concentração foi realizada na Unidade Básica de Saúde do bairro. Todo dia nove de cada mês é lembrada a ação de combate ao mosquito.

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria da Saúde realizou uma grande mobilização em parceria com a população para combater a proliferação do mosquito. A ação busca chamar a atenção para a importância do controle do Aedes aegypti que não se limita apenas à dengue. O mosquito também é responsável pela transmissão da febre chikungunya e do zika vírus. Por isso, Agentes Comunitários da UBS Monte Castelo e Agentes de Controle de Endemias do município irão visitar residências, terrenos baldios, estabelecimentos comerciais e industriais.

“Combater este mosquito é um dever de todos, para isto estamos unidos com a população para que esta ação seja eficaz. Devemos alertar e promover a manutenção das condições higiênicas dos domicílios e terrenos, eliminando qualquer material inservível que possa servir de proliferação do mosquito Aedes aegypti”, disse a prefeita, Beti Pavin.

A população pode também fazer sua parte: limpar e tirar a água de possíveis locais propícios à proliferação do mosquito, como por exemplo, pneus, garrafas, vasos, potes, barris, tonéis, latas, lonas, plásticos, vasos sanitários desinstalados, entre outros.

Além de manter calhas, ralos, caixas d’água devidamente limpos e vedadas. É possível também entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente via telefone 3656-4849, solicitando informações quanto os dias de recolhimento dos diversos tipos de resíduos sólidos considerados recicláveis, assim como os procedimentos para a devida disposição do lixo para a coleta pública.

Dados de Dengue, Chikungunya e Zika

Em Colombo e no bairro Monte Castelo – local onde acontecerá a ação – neste ano não há presença de focos constatados pelo Aedes aegypti.

Em 2016, foram notificados pela Vigilância Epidemiológica do município – 504 casos suspeitos de dengue, sendo 35 confirmados, – porém, são todos casos importados, ou seja, contraídos fora do município. Já sobre o zika vírus foram notificados 11 casos suspeitos, não havendo nenhum caso confirmado. E com febre chikungunya foram notificados três casos suspeitos, sendo dois casos importados confirmados.

No Paraná, 315 municípios são considerados infestados por Aedes aegypti, 88 municípios com transmissão autóctone de dengue, cinco municípios com transmissão autóctone de chikungunya, um município com transmissão autóctone de zika e nenhum município em situação de epidemia de dengue, chikungunya ou zika. Foram registrados 464 casos confirmados de dengue, sendo destes, três casos de dengue com sinais de alerta, em caso de dengue grave e nenhum óbito.

Compartilhe nas Redes Sociais: