Secretaria da Família agiliza emissão do Passe Livre

Usuários do programa Passe Livre poderão acessar mais rápido o benefício de isenção tarifária no transporte intermunicipal. A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds) começou a implantar um novo sistema, que agiliza a emissão da carteirinha. Desde a última terça-feira (14), a ferramenta começou ser usada em 18 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, incluindo a capital. Para capacitar os trabalhadores sobre o novo modelo de informações, 33 técnicos e gestores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dessas cidades participaram do curso no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

Serão separadas algumas semanas para teste e adaptação do sistema. Após esse período, os outros 381 municípios do estado também serão treinados para usar a novidade.

O programa Passe Livre assegura a isenção tarifária nos transportes coletivos intermunicipais para pessoas com deficiência e renda familiar per capita inferior a dois salários mínimos.Essa isenção se estende também às pessoas que possuem algumas doenças crônicas e fazem tratamento fora de seu município. As doenças contempladas pela legislação são: insuficiência renal crônica, doença de Crohn, câncer, transtornos mentais graves, HIV, mucoviscosidade, hemofilia e esclerose múltipla.

Foto – Aliocha Maurício/SEDS

error: Content is protected !!