Governo lança Programa Cultural “DiversidArte”

No dia em que se comemora a abolição da escravatura no Brasil, 13 de maio, o Governo do Paraná lançou o programa DiversidArte, da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). O objetivo do programa é incentivar e promover ações afirmativas e inclusivas e que contribuam para acabar com todo tipo de discriminação.  O lançamento ocorreu na manhã do último sábado (13) no Teatro São João, na cidade da Lapa, e contou com a participação do secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, e do prefeito municipal, Paulo Furiati.

“O programa DiversidArte é a união da arte, da diversidade e cultura. É um programa extremamente importante, porque a cultura tem essa função de aproximar as pessoas, de incluir, de mostrar caminhos, da cidadania”, afirmou o secretário João Luiz Fiani. “A Secretaria de Estado da Cultura trabalha de forma estratégica na implementação de políticas públicas que busquem promover a diversidade das expressões culturais. E o DiversidArte tem esse objetivo de valorizar e proteger os conhecimentos e expressões culturais e os direitos coletivos,” completou.

Após a solenidade, alunos da Escola Especial Integração à Vida, mantida pela APAE da Lapa, e o grupo folclórico Congada da Lapa, fizeram apresentações de dança com performances da cultura afro.
 Em seguida, foi aberta a exposição “Negros no Paraná – aspectos da cultura negra no Estado”, no Centro de Informações Turísticas da cidade. A mostra representa o esultado de uma pesquisa de campo em 38 comunidades remanescentes de quilombos no Paraná.

Nas imagens captadas pela fotógrafa documentarista Fernanda Castro, são apresentados elementos da vida cotidiana dessas comunidades, enfatizando a vida familiar, o trabalho e a devoção religiosa. Organizada pela SEEC e Museu Paranaense para ser itinerante, a exposição fica na Lapa até 30 de junho de 2017 e depois segue por outras cidades do Paraná.

Objetivo
Resultado da participação da Secretaria da Cultura em diferentes conselhos de proteção e defesa de direitos, o programa atende às metas do Plano Estadual de Cultura do Paraná (PEC-PR). Alguns exemplos de ações que integram o DiversidArte são: Mês da Mulher, Mês do Índio, Mês da Consciência Negra, MON para todos, Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná, Curso de Libras no Museu Paranaense, Arte para Maiores, Sessão Sabedoria, Teatro Guaíra para Todos, Exposição Gilda sem Limites, Exposição Incluídos, Exposição Negros no Paraná.

Foto – Divulgação/SEEC

error: Content is protected !!