Participação em atividades esportivas no contraturno escolar aumenta 62%

Em setembro de 2017, o programa Escola+Esporte=10 (EE10) contabilizou 8.179 inscrições de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos nas atividades esportivas de contraturno escolar. Os números representam um aumento de 62% em relação ao ano anterior.

“Investimos no contraturno por entendermos que é essencial para que nossas crianças e adolescentes possam aprender novas habilidades, socializar e praticar atividades que ajudam no seu desenvolvimento escolar e cidadão”, destacou o prefeito Rafael Greca.

Criado no início de 2017, o EE10 é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude (Smelj) e a Secretaria Municipal da Educação para promover atividades de iniciação esportiva integradas no município. Entre as principais inovações do programa está a criação de turmas nas escolas municipais de Curitiba, ampliando as atividades já promovidas nos Centros de Esporte e Lazer (CEL), Clubes da Gente, Centros da Juventude e espaços conveniados.

Atualmente o EE10 conta com 512 turmas, sendo que 196 foram criadas em 2017, e oferece atividades em 28 modalidades diferentes. No final de setembro foi formalizado convênio com 32 entidades sociais, que abrirão mais 3.150 vagas para atividades do programa.

Além das atividades nas unidades da Smelj e nas Escolas Municipais, o EE10 também promove turmas em espaços alternativos com o objetivo de ampliar o alcance e facilitar o acesso da população. Somado as atividades sistemáticas, o EE10 também trabalha para que os integrantes possam vivenciar o esporte em competições e festivais. Somente em 2017 já foram realizados festivais de judô, ginástica rítmica, tênis, paradesporto, atletismo, lutas, entre outros.

Em competições estaduais, no final de setembro a equipe de ginástica artística do EE10 da Regional Portão participou pela primeira vez de uma competição fora de Curitiba e conquistou o vice-campeonato geral na categoria 11-12 e o terceiro lugar geral na categoria acima de 13 anos na Copa de Estreantes da Federação Paranaense de Ginástica, disputada em Telêmaco Borba. Já a equipe de atletismo masculino sub-16 ficou com o quarto lugar e a equipe feminina com a sexta colocação no 19º Campeonato Paranaense Caixa de Atletismo.

“Buscamos contemplar uma variedade de iniciativas nas ações de contraturno para fortalecer o papel do esporte como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e social dos jovens”, ressaltou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Foto – SMELJ

error: Content is protected !!