Jogos escolares da Juventude em Curitiba estão oficialmente abertos

Na manhã e na tarde desta terça-feira (12), Curitiba deu o pontapé inicial a maior competição esportiva escolar do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude. A capital será sede em 2017 das disputas com atletas entre 12 e 14 anos, contemplando um total de 13 modalidades:  Atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.

A cerimônia de abertura contou com a presença de todas as delegações participantes desta edição, que reúne um número recorde de inscritos (4.053 atletas de 26 estados). Durante o evento, que ocorreu no ginásio do clube militar,  os atletas embaixadores desta nova edição acenderam a tocha olímpica que representa o início das disputas. Também estiveram presentes o Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento e medalhista olímpico no judô Rogério Sampaio; o diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner; a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; e a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila.

Números
Estarão em Curitiba entre os dias 12 e 21 de setembro jovens revelações de 1.401 escolas públicas e privadas de 475 municípios brasileiros, bem como 523 técnicos, 166 dirigentes, 412 árbitros e 500 integrantes da organização e voluntários. Esta é a segunda vez que a capital paranaense recebe o evento, sendo que a primeira aconteceu em 2011, com a etapa para atletas de 15 a 17 anos.

As competições trarão aproximadamente R$ 7 milhões em investimentos para o município por meio de serviços, hospedagens, transporte e alimentação. “É nossa estratégia promover eventos dessa magnitude que, além de incentivar a prática esportiva, também geram emprego e renda para os curitibanos”, destacou o Prefeito Rafael Greca.

Coletiva
No periodo da manhã, em coletiva de imprensa realizada no Museu Oscar Niemeyer, Edgar Hubner e Marcelo Richa estiveram ao lado dos embaixadores Tiago Camilo (judô); Aline Silva (luta olímpica); Jéssica Maier (ginástica rítmica); Gideoni Monteiro (ciclismo); Lígia Silva (tênis de mesa); Fabiana Murer (salto com vara); Etiene Medeiros (natação); e o curitibano Emanuel Rego (vôlei de praia). Durante a coletiva, foram apresentados os principais colaboradores e patrocinadores desta edição e debatido a importância de receber um dos maiores eventos esportivos do país em terras Curitibanas.

“Estamos recebendo mais de 4 mil atletas aqui, desfrutando da cidade de Curitiba, conhecendo a nossa cidade e divulgando as belezas e os pontos turisticos e culturais que a capital tem a oferecer, ao mesmo tempo que faz com que a cidade viva o esporte através das competições. O impacto na rede hoteleira e gastrônomica será muito importante. Outro detalhe é que este evento nos deu a oportunidade de, em parceria com a secretaria de esporte e com o Governo do Estado, de oferecer melhorias as instalações esportivas da nossa cidade e aumentar o hall de parceiros privados para seguir evoluindo”, concluiu. Em 2011, em sua primeira experiência como Secretário da pasta, Marcelo já havia recebido os jogos escolares, naquela oportunidade na categoria 15 a 17 anos.

O embaixador Emanuel Rêgo, atleta histórico do vôlei de praia mundial e curitibano, também falou sobre o orgulho e o legado de receber os jogos na nossa capital.  “Curitiba vem se preparando a bastante tempo para receber esse tipo de evento. Os jogos são os maiores formadores de atletas nessa faixa etária no país, então como atleta de alto rendimento, é essencial fomentar e apoiar essas disputas, demonstrando que a estrutura que está sendo dada a eles será fundamental para uma futura carreira no esporte”, afirmou. Como embaixador, Emanuel estará prestigiando os atletas durante os dias de disputas e batendo papo com os jovens.

As competições já tiveram início na manhã desta quarta-feira (13), com as disputas no Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez. O calendário dos jogos e os locais de disputas podem ser conferidos no endereço: www.cob.org.br/jogosescolares/

FOTOS – Marcos Garcia

error: Content is protected !!