Ginásio do Tarumã recebeu Festival de Estreantes

O primeiro Festival de Estreantes de Ginástica Artística, realizado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e Federação Paranaense de Ginástica, aconteceu na tarde do último sábado (11), no ginásio do Tarumã. O evento contou com a participação de 223 ginastas do programa Escola+Esporte=10 (EE10), Clube Duque de Caxias e do município de Jacarezinho.

“O esporte é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento das crianças e oportunizar a participação em festivais e competições contribui para divulgar a modalidade, incentivar a vivência esportiva e a confraternização”, destacou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Durante a cerimônia de abertura do evento foi realizada a entrega simbólica de novos collants para as turmas de ginástica artísticas do EE10 das Regionais Boqueirão, Santa Felicidade e Portão. Na sequência, atletas de alto rendimento do Centro de Excelência de Ginástica (Cegin) realizaram apresentações e prepararam o público para acompanhar o início do Festival, que contou com 42 atletas na categoria Babys (5 e 6 anos) e 181 na categoria Estreantes (7 a 12 anos).

Cerca de 500 pessoas estiveram presentes nas arquibancadas do ginásio do Tarumã e vibraram com as apresentações. Quem deu o pontapé inicial do festival foram as atletas da categoria Babys, que teve um caráter lúdico e com foco na iniciação esportiva. Todos os participantes realizaram um rodízio com apoio dos professores para realização de exercícios de rolamento para frente (plano inclinado); estrela (plano alto); trave de equilíbrio; arcos; salto (abordagem no trampolim); barra (suspensão) e rolamento para trás (plano inclinado).

 Após a categoria Babys o ginásio foi dividido em seis esteiras para as apresentações na modalidade solo das atletas da categoria Estreantes, que foram divididas entre crianças de 7 a 9 anos e 10 a 12, com séries diferentes de acordo com a idade.

A Prefeitura de Curitiba oferece atividades gratuitas de ginástica artística por meio do programa Escola+Esporte=10 nas regionais Santa Felicidade, Portão e Boqueirão, que contam atualmente com 219 participantes.

Foto – Guilherme Dalla Barba/SMELJ

error: Content is protected !!