Colombense coleciona medalhas no judô aos 17 anos

Ana Carolina Perin tem apenas 17 anos, mas conta com um currículo invejável. A colombense que pratica judô desde os nove anos de idade é a atual 3ª colocada do ranking nacional na categoria -48kg, em uma lista que contempla 100 judocas brasileiras.  No último ano, ela conquistou o 5º lugar no ranking paranaense geral, na disputa com outras 374 atletas da modalidade, se colocando como um nomes mais promissores do judô para os próximos anos.  A coroação do trabalho da colombense aconteceu neste mês de agosto, em Cuenca, no Equador, com a medalha de bronze conquistada no campeonato Sul-Americano de judô, ao lado da delegação brasileira.  A participação internacional veio após o inédito título brasileiro em 2017, o principal da carreira de Ana até agora.

A caminhada como atleta começou em 2009 e contou com os habituais desafios proporcionados pelo esporte.  “Eu comecei de teimosa, já que era o meu irmão quem queria praticar e eu só ficava olhando. Quando o professor me chamou pro tatame, eu consegui derrubar todos os meninos, o que acabou surpreendendo ele. Depois que eu peguei gosto pelo judô, comecei a participar dos primeiros campeonatos mesmo não sabendo muito bem o que fazer. Ainda assim os golpes entravam e após o meu primeiro título, não parei de praticar nunca mais” contou.

O apoio fundamental da família, principalmente nas figuras da mãe, Josiana Perin, e da tia, Patricia Lovato, contribuíram com a evolução da carreira de Ana.  Atualmente atuando como atleta de alto rendimento na modalidade, ela precisa de investimentos para viagens, treinamentos  e competições, situações nas quais as duas principais fãs da judoca dividem as responsabilidades. “Nós queríamos que ela fosse bailarina, mas ela pediu um Kimono”, conta Josiane. “Desde o início, eu e a minha irmã nos juntamos pra bancar os custos das viagens. Agora no Equador, decidimos montar um currículo dela e levamos até algumas empresas de Colombo em busca de uma ajuda de custo. Felizmente a ideia deu certo e fomos bem recebidos. Em 2015, a Ana também se tornou bolsista do Talento Olímpico do Paraná e neste ano passou a ganhar o Bolsa-Atleta da Prefeitura de Colombo, o que também ajuda bastante na preparação”, explica a orgulhosa mãe.

A carreira de sucesso levou a atleta ao Instituto Nintai do Brasil, em Curitiba, local em que treina diariamente com o Sensei Tullius Dallagassa para se manter preparada para as competições.  Além dele, estabelecimentos como os Supermercados Santa Helena e Rio Verde, Luciane Cozinhas e Móveis Planejados, Strapneus, Minercol, Repecol, Irmãos Mottin e uma série de empresários e colaboradores locais auxiliaram na viagem para o Equador.  O corte de custos do Governo Federal no setor esportivo é outro adversário que Ana precisará superar em sua carreira.

Futuro
Mesmo com a carreira vitoriosa no judô, a jovem ainda precisa dividir as atenções no esporte com as atividades escolares e sonha em cursar Direito, sem deixar a arte marcial de lado. Em 2017, ela ainda representará Colombo e o Estado nos Jogos Escolares da Juventude em Brasília, sonhando com Mundial Escolar e o Pan-Americano em um futuro próximo. Para a família, independente do caminho escolhido por Ana, o esporte já proporcionou vitórias não só dentro do tatame. “Nós seguimos apoiando porque vimos um crescimento como ser humano. As experiências que ela vem tendo nessa idade e que ela vai poder contar mais tarde como profissional, servirão como bagagem. Essa disciplina e o comprometimento dela como atleta não têm preço. O ser humano diferente que ela esta se tornando é o mais importante,” finalizou Josiane.

*Lista de Colaboradores da atleta 

Patricia FerNanda Lovato, Julia Matsuda e Xyko Seidel ,Prefeitura Municipal de Colombo, Top 2017 Talento Olímpico do Paraná, Sensei Tullius Dallagassa equipe Nintai, Repecol, Vera Pavin, Irmãos Mottin, Clínica Pró Família Dr Jerri Ramos, Rio Verde Supermercados, Luciane Cozinhas e Móveis Planejados, Dr Wellington Suemitsu e Daniela Suemitsu Dani, Cardio e Saúde Dra Maria Inez Domingues Kuchiki e Dr Sanderson Cauduro, Dra Larissa Mosko e Luiza do Berçario Ed. Infantil Favo de Mel, Sergio Niomar Strapasson, Hélio José Alberti, Santa Helena Supermercados, Amilton Bonato, Strapneus, Minercol, Stralango, Dirceu Rausis de Camargo da Vinícola Franco Italiano, Célia e Edson Mottin ,Cozinha Ariete Cavalli.

FOTO – Marcos Garcia

error: Content is protected !!