Atletas paranaenses são convocados para Sul-Americano Escolar

Foi confirmada nesta semana a lista dos alunos-atletas que irão defender o país Brasil nos XXIII Jogos Sul-Americanos Escolares. O evento acontece de 02 a 10 de dezembro na cidade de Cochabamba, na Bolívia.  Dezesseis atletas e três técnicos da delegação são paranaenses e tiveram suas convocações realizadas pela Federação do Desporto Escolar do Paraná (FDEPR) em uma parceria com a Confederação Brasileira do Desporto escolar (CBDE) e Ministério do Esporte. 

Todos os selecionados pela FDEPR estiveram presentes na disputa dos Jogos Escolares da Juventude – etapa 12 a 14 anos – que foram realizados em setembro em Curitiba. Os principais destaques da delegação na oportunidade, e que estarão no sul-americano, foram Joon Shim, do tênis de mesa, quatro de medalhas de ouro nos JEJs, e Gustavo Saldo, cinco ouros, e João Pedro Altoé, quatro ouros e uma prata, ambos da natação.

Os três, e outros seis atletas da listagem são bolsistas do programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2020), o maior programa, em âmbito estadual, de bolsa-atleta do país. Uma realização do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET) com o patrocínio exclusivo da Copel. 

“Estamos na torcida para que nossos campeões mostrem ao resto do continente o potencial e crescimento que o Paraná tem apresentado no desporto escolar nacional. Isso é reflexo do trabalho de nossa equipe, na organização de grandes competições e no fomento ao esporte através de grandes projetos de benefício a atletas e técnicos, das categorias de base ao alto rendimento”, disse o secretário do esporte e turismo do Paraná, Douglas Fabrício. 

“Esta participação dos atletas do Paraná, com grande destaques, representa a parceria entre a FDEPR e SEET, que vêm se aproximando cada vez mais, buscando otimizar a prática do desporto escolar no nosso estado”, celebrou Clésio Prado, presidente da FDEPR.

“Esse é o fruto do empenho do Governo do Estado, via SEET e Secretaria da educação (SEED), no Jogos Escolares do Paraná – JEPs, evento revelador desse jovens campeões. Hoje, com equipe formada dos JEPs, o Paraná é bicampeão nacional na categoria 12 a 14 anos, tendo assim o melhor desporto escolar do país”, finalizou Márcia Tomadon, coordenadora geral dos JEPs.

FOTO – Vinicius Araujo/SEET

error: Content is protected !!