“Viradinha Cultural” acontece no litoral paranaense até fevereiro

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) promovem de 6 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018 a segunda edição da Viradinha Cultural Paraná no Balneário de Caiobá, em Matinhos. Atividades recreativas como oficinas de artesanato, jogos educativos, ações de arte-educação no trânsito, atendimento do Detran ao público e apresentações de circo, contação de história e teatro vão alegrar as férias de crianças e adolescentes.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, a realização de grandes ações na área cultural é possível graças ao engajamento de parceiros que compartilham do mesmo ideal. “O Detran Paraná é um desses parceiros que acreditam na cultura como elemento de transformação social. Neste evento são R$ 500 mil investidos em atividades culturais que vão entreter e orientar o púbico infanto juvenil em relação à educação no trânsito. Além disso, é uma forma de fomentar e incentivar também os artistas, que costumam ter dificuldades nesta época do ano”, completou.

“A ideia é levar as mensagens educativas, sobre cuidados ao volante, atenção e segurança, para todos os turistas que visitam o litoral paranaense. Com a Viradinha, as crianças se divertem e ajudam a levar este conteúdo para os pais. Assim, estamos mais próximos e conseguimos interagir mais com o cidadão”, explicou o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

PROGRAMAÇÃO
De terça a quinta-feira, das 9h às 12h, as atividades recreativas são voltadas ao público infantojuvenil de 5 a 14 anos, que podem aproveitar as oficinas de pintura facial, jogos lúdicos com orientadores (trilha, dama, xadrez), oficinas de artesanato com a participação dos pais (origami, EVA, recorte, colagem), oficinas de circo e brincadeiras voltadas à educação no trânsito, preservação ambiental e combate à dengue.

De quinta a domingo, às 17h30, tem apresentação cultural para toda a família com espetáculos de circo, contação de histórias e peças de teatro. A programação completa está disponível AQUI. Todas as atividades serão realizadas na tenda da SEEC/Detran-PR localizada na Avenida Atlântica, 2800, no Balneário Caiobá, em Matinhos-PR. 

SERVIÇOS DO DETRAN
A partir do dia 12 de janeiro, de sexta a domingo das 15h às 19h, os veranistas poderão aproveitar os serviços ofertados na tenda da SEEC-Detran para regularizar sua situação junto ao órgão. Estarão disponíveis o cadastramento no Detran Fácil; esclarecimento sobre habilitação, consulta de situação da CNH, pontuação, renovação, pagamentos do IPVA, DPVAT, licenciamento, entre outros. Também serão realizadas atividades lúdico-recreativas para crianças com jogos interativos digitais e distribuição de brindes; e orientação sobre a campanha “Se Liga no Trânsito – Se Beber não Dirija”, com divulgação de material educativo das 22h às 24h nos restaurantes e bares da região.

A Viradinha Cultural integra a Operação Verão Paraná, do Governo do Estado, e sua realização é uma parceria da SEEC com o Detran-PR.

FOTO – Divulgação

error: Content is protected !!