Produtores de evento da capital projetam crescimento do setor apos redução de imposto

A partir de 2018, produtores de eventos terão redução da alíquota do ISS de 5% para 2% para feiras, exposições, congressos, shows. A Lei Complementar nº 107 foi aprovada pela Câmara Municipal de Curitiba e sancionada pelo prefeito Rafael Greca no final de 2017. A ação, que visa estimular o setor, foi um compromisso de campanha do prefeito.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, ressalta que o estímulo à produção de eventos impacta positivamente na rede hoteleira, mas também em transportes, restaurantes e uma grande cadeia de serviços. “É também uma forma de mostrar os atrativos da cidade, já que os visitantes têm a oportunidade de reservar algum tempo para as visitas turísticas”, disse.

O diretor operacional do Parque das Pedreiras, Hélio Pimentel, considera a decisão “corajosa e amplamente benéfica para a cidade.” Pimentel ressalta que, nos grandes shows na Pedreira Paulo Leminski, é comum que até 40% do público seja de outras cidades. “Além do benefício econômico, é um grande legado cultural para a cidade, cujo valor é imensurável”, afirma Hélio.

No ano passado, o icônico espaço de shows curitibano recebeu 18 grandes eventos, sendo quatro grandes atrações internacionais – Ed Sheeran, John Mayer, Green Day e Deep Purple –, além do Circo da China, que se apresentou na Ópera de Arame. Para este ano já estão confirmados Ozzy Osbourne e apresentação conjunta de Foo Fighters e Queens of The Stone Age. “Também devemos ter um segundo semestre muito forte”, avisa Pimentel.

NEGÓCIOS
O estímulo é interessante para o turismo de negócios, representado por feiras profissionais e congressos técnico-científicos. Esses eventos costumam atrair público com maior poder aquisitivo e que costumam gastar na cidade quase o dobro que o turista de lazer, segundo dados da Embratur divulgados em 2015. No caso dos visitantes estrangeiros, o valor é quatro vezes maior.

Além das matrículas nos eventos, cujo imposto é recolhido na cidade, os diversos serviços de apoio também geram impostos. São empresas de recepção, segurança, alimentação. Além disso, os visitantes aproveitam o tempo livre para conhecer a cidade, onde também geram renda. 

O Expo Renault Barigui, do Grupo Positivo, vai receber, em fevereiro deste ano, o Smart City Expo, encontro internacional e um dos principais eventos sobre cidades inteligentes do mundo.

FOTO – Daniel Castellano/SMCS

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