Oficina gratuita de Super 8 na Caixa Cultural Curitiba está com inscrições abertas

A CAIXA Cultural Curitiba oferece, dias 8 e 9 de julho, a Oficina Tomada Única. As inscrições e a apresentação da sinopse do que o participante pretende filmar devem ser feitas até o dia 23 de junho, exclusivamente pelo portal www.curta8.com.br . O resultado será divulgado no dia 3 de julho pelo mesmo site. Os participantes selecionados terão o seu filme exibido durante a mostra competitiva do CURTA 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba, de 5 a 8 de outubro, na CAIXA Cultural Curitiba.

Quem for selecionado para a oficina receberá um cartucho de película super 8 e uma filmadora e terá duas semanas para produzir seus filmes, que devem ser totalmente captados e montados na câmera.

A oficina é gratuita e segue a proposta de captação em tomada única, a exemplo de um novo tipo de festival de super 8 que vem conquistando o público na França, Espanha, Suíça e Alemanha. Nestes festivais são exibidos apenas filmes montados diretamente na câmera.

Ao realizador é permitido utilizar qualquer efeito de manipulação fotográfica durante a exposição para criar as transições nos cortes, mas é proibida qualquer edição posterior nas imagens captadas, o que exige planejamento prévio e conhecimento básico de fotografia de cinema.

O resultado é sempre uma surpresa, tanto para o público como para os realizadores, que assistem aos filmes pela primeira vez durante o festival. A sonorização também fica a critério dos realizadores, que podem optar pela execução de um CD com trilha sonora ou realizar performances, dublagens, ou a execução ao vivo do som a partir de instrumentos tocados durante a exibição do filme.

Foto – Divulgação

error: Content is protected !!