Nos 130 anos da Colônia Faria, artistas e moradores realizam ação coletiva colaborativa de arte na rua

Uma rua onde são abandonados automóveis roubados, animais vivos, animais mortos, lixo industrial e lixo doméstico, e que ainda sofre contínuo roubo de cabo telefônico, deixando a comunidade incomunicável, constrangendo seus moradores. Uma rua vítima da insensibilidade que fere e viola continuamente sua paisagem, poluindo córregos, ignorando serelepes, jacus, lagartos, tatus, saracuras, quero-queros, tucanos, pica-paus, gambás, curitacas, entre outros. Na celebração dos 130 anos da Colônia Faria, em Colombo, dia 13 de agosto, domingo, a Associação de Moradores (AMICI), entidade voltada à defesa dos direitos e à preservação do patrimônio local, realiza a intervenção Olha a Rua, na Rua Nossa Senhora da Saúde, usando a arte para preservar esse verdadeiro corredor de biodiversidade, de incontestável vitalidade e potência natural biológica.

Entre as propostas previstas para a comemoração centenária da Colônia Faria, a Amici, parceira ativa da comunidade, pretende interferir nessa realidade, inicialmente retirando lixo, limpando, plantando; colocando cartazes de serigrafia, faixas pintadas, sinais visuais; produzindo entrevistas e mensagens, sendo tudo registrado e gravado para ser publicado nas redes sociais.

A proposta visa a promover o olhar sensível, o cuidado e a troca colaborativa, a participação solidária e a capacidade de ver além. Fundamentada na proposição de encontros, a arte aqui se dá pela ação promotora das relações, gesto que exalta valores éticos e abraça o mundo com renovado vigor. A meta é ocupar espaços gerando interações que mostrem que os moradores estão atentos ao lugar em que vivem, que querem cultivar e preservar, permitindo simultaneamente uma reflexão sobre a condição humana, como parte indissolúvel do Universo.

Serviço:
Manifesto coletivo colaborativo de arte na rua.
Rua Nossa Senhora da Saúde, Colônia Faria, Colombo.
13 de agosto de 2017, domingo.
Das 10 às 18 horas.

Foto – Divulgação

error: Content is protected !!