Mostra “Jean Pierre Melville – O Cineasta das Sombras” segue em cartaz no Cine Água Verde

A mostra “Jean Pierre Melville – O Cineasta Das Sombras” segue em cartaz no Cine Água Verde. ​A novidade desta sua última semana é a exibição de uma versão restaurada e em alta definição do filme “

Mulholland Drive​ – Cidade dos Sonhos”, ​de David Lynch, que ficará em cartaz até a quinta-feira (7/12), inaugurando oficialmente a “Sempre às 9”, sessão reservada ao cinema cult no espaço do Shopping Água Verde

O organizador da mostra, o produtor, diretor e roteirista William Biagioli, destaca que ver o filme de Lynch na tela do cinema é uma experiência única. “O filme é inesquecível e só poderia ter sido feito por um gênio como o David Lynch! Ele misturou gêneros, histórias, sonhos e memórias em uma das tramas mais brilhantes de todos os tempos, criando os climas mais sensacionais do cinema contemporâneo. Não é por acaso que ele é considerado o maior filme do século XXI, até esse momento. Depois de assistir, tenho certeza de que o público curitibano vai concordar”, assegura.

Biagioli explica que surgiu a oportunidade de trazer a cópia para Curitiba​, por conta dos contatos que mantém no meio cinematográfico​, e ele não quis deixar passar, mesmo não sendo um filme de Melville. “Não quisemos desperdiçar a chance, pois ele não seria exibido aqui, assim como tantos outros não foram. Não queremos deixar que isso volte a acontecer. Desta forma, o filme de Lynch está inaugurando uma nova sessão voltada a uma produção mais cult”, diz o curador. “A intenção é sempre que possível oferecer uma programação estimulante e que esteja em sintonia com o que é exibido no país inteiro”, completa.

Os filmes são exibidos sempre às 21h e os ingressos custam R$ 5. A programação é a seguinte: segunda-feira 27/11 – “O Exército das Sombras” (1969), terça-feira 28/11 – “O Círculo Vermelho” (1970), quarta-feira 29/11 – “Sob o nome de Melville” (2008) e quinta-feira 30/11 – “Mulholland Drive – Cidade dos Sonhos” (2001).

Jean-Pierre Melville tem a sua obra associada ao Film Noir (um sub-gênero do filme policial) e continua a exercer uma forte influência sobre cineastas contemporâneos, entre eles Quentin Tarantino, Jim Jarmusch e John Woo. Melville também foi precursor da Nouvelle Vague (movimento que procurava fugir das regras pré-estabelecidas pelo cinema comercial) e que consagrou nomes como Jean Luc Godard e François Truffaut.

A mostra marca os cem anos de nascimento de Melville e foi idealizada pela Fundação Jean-Pierre Melville, recentemente criada pelos sobrinhos do cineasta, Rémy Grumbach e Laurent Grousset.

“Mulholland Drive – Cidade dos Sonhos”
Título original – “Mulholland Drive” (Estados Unidos, 2001). Título em português – “Cidade dos Sonhos”. Diretor – David Lynch. Atores – Naomi Watts, Laura Harring, Jeanne Bates, Robert Forster. Gênero – Thriller. Legendas – Português. Formato – DCP. Duração – 147′.

Sinopse – Quando a morena Rita, machucada e com amnésia, encontra Barbie Betty, uma loira aspirante a atriz, elas iniciam uma jornada em busca da verdade por trás da identidade de Rita. Ao longo de “Mulholland Drive”, nada é o que parece. Ambientada no universo irreal de Los Angeles, David Lynch explora a natureza esquizofrênica da cidade em uma mistura desconfortável de inocência e corrupção, amor e solidão, beleza e depravação. Lynch constrói habilmente um enigma hipnotizante, impulsionando o público em um misterioso labirinto de experiências sensuais até alcançar o cruzamento onde sonhos e pesadelos se encontram.

Serviço
Retrospectiva: Jean Pierre Melville – O Cineasta Das Sombras.
Data: Até 7 de dezembro.
Local: Cine Plus Água Verde (Shopping Água Verde, Av. Rep. Argentina, 1927, Água Verde).
Horário: 21h.
Entrada: R$ 5.

Foto – Divulgação

error: Content is protected !!