Grupo FATUM apresenta projetos de Contação de Histórias e Literatura Infantil Juvenil

Toda história, quando bem contada, permanece por muito tempo, ou para sempre, nas lembranças de quem a ouviu. O ato de contar histórias pode ser aprimorado através de pesquisas e técnicas direcionadas à literatura e narrativa oral. Aqueles que querem ou precisam desenvolver essa atividade podem conseguir através dos cursos oferecidos pela FATUM Educação e FATUM Editora.

Hoje (21) o Doutor em Educação e um dos maiores contadores de histórias do Brasil, Professor Cleber Fabiano, Diretor Pedagógico da FATUM, fará a apresentação “Realize seus sonhos”, na PUC do Prado Velho. “Vamos apresentar todos os nossos projetos para 2017; Pós-graduação em Contação de Historias e Literatura Infantil Juvenil, Cursos de Extensão, Palestras, Serviços Editoriais e Eventos Culturais. Nossos parceiros e pessoas interessadas poderão saber sobre tudo que planejamos para os próximos meses”, explica Cleber Fabiano.

Segundo Cleber os cursos oferecidos abrangem desde a seleção do repertório das obras até as técnicas e estratégias da contação de histórias e mediação de leitura. O público-alvo para os cursos são profissionais da Educação, mediadores de leitura, contadores de histórias, empresas e pessoas interessadas na promoção do livro e da leitura. “O repertório se dá através do conhecimento de histórias literárias, e populares, clássicas ou contemporâneas. Com base nisso o aluno irá desenvolver técnicas e estratégias para adquirir uma linguagem, um estilo próprio de contar a história.”

Cleber Fabiano, que é membro imortal da Academia Brasileira de Contadores de História, diz que o ato de contar história precisa ter um compromisso com a arte, passando pelos vieses ético e estético. “A arte pode ser violenta, agressiva ou de denúncia. Não podemos poupá-la de temas que são inerentes à condição humana”, lembra ele.

A FATUM também presta serviços em formato de palestras com temas direcionados às organizações empresariais, chamadas storytelling. O treinamento, direcionado aos funcionários, possibilita a criação de novos repertórios artísticos e consequentemente a sensibilização da equipe para lidar com temas pertinentes ao trabalho desenvolvido. “Contamos histórias e fazemos uma análise profunda das situações, uma a uma, que muitas vezes são inerentes às empresas e passam despercebidas dos líderes e colaboradores. São dilemas e problemas comuns à condição humana. É uma forma de trazer à consciência o que está no subconsciente”, explica o professor.

 

Serviço:
Realize seus sonhos
Data/Horário: 21 de fevereiro (terça-feira), 19h30
Local: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho – Auditório Sobral Pinto, Bloco 1 (amarelo) – 2º andar

Foto – Divulgação

error: Content is protected !!