Grupo de teatro “As Olívias” se apresenta na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Curitiba apresenta o espetáculo “Riso Nervoso – As Olívias em 5 histórias neuróticas”, protagonizado pelo grupo As Olívias, de 08 a 10 de dezembro. A montagem faz o público rir com situações do dia-a-dia que tornam neurótica a convivência entre as pessoas: as relações com a burocracia e as instituições; a necessidade de reclamar de tudo; a competitividade e a comparação constante com os mais próximos; a pressão para que todos sejam conectados, atualizados, tenham filhos e estejam dentro de padrões de beleza e de comportamento. Com texto e direção de Michelle Ferreira, a iluminação do espetáculo é assinada por Ariene Godoy e o cenário e figurino são criações de Anne Cerutti.

 No palco, Sheila Friedhofer, Renata Augusto, Marianna Armellini, Victor Bittow e Lívia Camargo dão vida a mais de 50 personagens em cinco histórias nas quais figuras comuns são levadas a situações patéticas e absurdas por conta de suas neuroses: Sheila Friedhofer interpreta uma mulher em crise com o fato de absolutamente tudo dar certo em sua vida; já a personagem de Renata Augusto se vê às voltas com um bizarro curso de treinamento para se adequar ao senso comum; Marianna Armellini dá vida a uma mulher que vive um dilema em relação à maternidade quando ganha um presente, literalmente, de grego em seu aniversário; Victor Bittow faz o papel de um homem atormentado pela comparação constante com um amigo de infância bem sucedido; e, por fim, Lívia Camargo interpreta uma mulher avessa à tecnologia que, isolada no mundo real, quer saber o que todos fazem de tão interessante nas redes sociais – e acaba viciada.

 “Riso Nervoso” é uma comédia que apresenta uma nova faceta do grupo As Olívias. Conhecido pelo humor rápido dos esquetes, agora se aventura em uma dramaturgia mais elaborada, sem perder o olhar nonsense sobre o cotidiano que se tornou uma das marcas do seu trabalho. Para essa empreitada, o grupo convidou a autora e diretora Michelle Ferreira, um dos destaques da nova dramaturgia paulistana. “Riso Nervoso” é o segundo espetáculo do grupo, depois da “As Olívias Palitam”. O grupo também realizou diversos trabalhos para Internet e TV – entre os quais o programa “Olívias na TV”, no canal Multishow.

As Olívias
Formado nos corredores da Escola de Arte Dramática da USP (EAD), originalmente pelas atrizes Cristiane Wersom, Marianna Armellini, Renata Augusto e Sheila Friedhofer – além do ator e diretor Victor Bittow –, As Olívias são um grupo que se dedica à comédia, transformando em humor seu jeito inusitado de ver o mundo.

 A estreia aconteceu em 2005, com o espetáculo “As Olívias Palitam”, em São Paulo, que trouxe à cena o humor afiado das mulheres em um universo que, em geral, é dominado pelos homens. Desde então, já foram vistas por milhares de espectadores, em diversas cidades, além de terem participado dos principais festivais de humor do país.

 O grupo também ganhou espaço na internet, com a websérie “As Olívias Queimam o Filme”, lançada entre 2009 e 2010. No ano seguinte, As Olívias estrearam na televisão com o programa “Olívias na TV”, no canal Multishow, que teve quatro temporadas. Em 2014, As Olívias também chegaram à TV aberta com um quadro semanal no programa Roberto Justus +, na Rede Record.

Foto – Divulgação

error: Content is protected !!