Caixa Cultural recebeu o Curta 8

Com ingressos gratuitos e esgotados, a Caixa Cultural Curitiba recebeu do dia 5 a 8 de outubro, a 13ª edição do Festival Internacional de Cinema em Super 8 — o “Curta 8”. Na programação estiveram 74 filmes, de 8 países, além de mostras paralelas, que procurava explorar trabalhos em Super 8 que transitaram da animação ao documentário e ao experimental.

Ainda na programação, aconteceu o lançamento do livro “Super 8 no Brasil: Um Sonho de Cinema”, de Antônio Leão Neto, que já participou do Festival na condição de jurado.

Homenagem a Hugo Mengarelli
Outro destaque deste ano foi na abertura do Festival, que exibiu os filmes “O Mágico” e “O Besouro”, de Hugo Mengarelli. Argentino radicado em Curitiba, há décadas ele contribui para a formação de artistas locais inspirando-os com sua paixão incondicional pela sétima arte e pelo teatro.

Mengarelli recebeu o Troféu Leandro Bossy Schip, que, a partir deste ano, destina-se a homenagear figuras marcantes do cinema Super 8.

Mostra irm(ã)os Wagne
O Curta 8 também homenageou os irm(ã)os Wagner. Ingrid Marie, Elizabeth Elze, Rosane Edith e Helmuth Jr. (Muti) – filhos do consagrado fotógrafo Helmuth Erich Wagner e da desenhista imaginativa Edith Pitz Wagner, são autodidatas que iniciaram no cinema na bitola Super 8 em 1976, apresentando seus primeiros filmes na Cinemateca de Curitiba.

O desafio dos filmes em Tomada Única
Outra grande atração do Festival são os filmes em Tomada Única. Realizados com apenas um cartucho, eles foram filmados na ordem narrativa do roteiro e não passam por edição posterior. Juntos, tanto público quanto realizadores assistiram aos filmes pela primeira vez e com a trilha executada ao vivo durante a projeção.

Este ano foram 17 filmes produzidos na Oficina gratuita Curta 8, além de outros nove de realizadores independentes.

Sobre o Curta 8
Criado em 2005, o Festival cresceu rapidamente impulsionado pela paixão que ainda permanece pelo filme analógico. Ao longo dos anos o Curta 8 conseguiu parcerias fora do país, até se consolidar como evento mundial do gênero em 2008, com o patrocínio da Caixa. Atualmente, em sua décima terceira edição, o evento é uma das maiores iniciativas já realizadas no Brasil e um dos poucos festivais dedicados ao culto da bitola Super 8 nas Américas.

Foto – Vanessa Guerra

error: Content is protected !!